sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A evolução da caverna

O mito da caverna. Você provavelmente já ouviu falar dele e, mesmo que não, já o ouviu indiretamente sem nem saber. Inicialmente contado por Sócrates, dois mil e quinhentos anos atrás, o mito visava explicar como o ser humano possui uma capacidade de escolher a ignorância. No mito, a humanidade vive presa em uma caverna, cuja entrada é uma íngrime descida, e em frente a qual brilha uma luz forte que projeta sombras para dentro da caverna. Os que vivem na caverna, acorrentados, passam o dia vendo somente estas sombras e assumem que estas são tudo o que existe. Em sequência do mito, uma pessoa liberta-se de seus grilhões e tenta sair da caverna, no qual sofre pelo esforço da íngrime subida, e é então cegado pela luz forte do mundo real. Apenas após passar por este doloroso processo, ele percebe o mundo de verdade e identifica a real forma das sombras que antes acreditava como verdadeira. Na conclusão do mito, esta pessoa tenta retornar à caverna para explicar aos seus semelhantes que vivem uma ilusão, e que o verdadeiro mundo está lá fora.
Neste ponto ele é feito em pedaços. Claro.
A história deste mito reflete-se indiretamente em dezenas de histórias (como a jornada de auto-descoberta de Alice no país das maravilhas) e diretamente em outras (Matrix um é EXATAMENTE este mito, ponto a ponto, incluindo detalhes que deixei de lado). E em um ponto que acho extremamente interessante, é curioso verificar como o mito permanece atual e a caverna evoluiu em sua forma. Quanto mais tornamos eficientes os meios de comunicação, mais alguns de nós escolhem enfiar-se na caverna. E, assim como os que permanecem na caverna do mito original, acreditamos em nossas escolhas justamente no contrário.
Um caso clássico de caverna são as redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Um estudo recente (bit.ly/1Lmodcs) mostrou que o uso passivo destas redes sociais pode inclusive deprimir uma pessoa. Este uso passivo, denominado pela Bianca Pereira no excelente texto “como seria a vida sem facebook e twitter” (http://bit.ly/1ZmbZGN) de Timeline Vortex (tan dan dan DAAAANNNNNN) é nada mais do que mais uma expressão da caverna. Com a suposta ideia de estar atualizando-se com notícias ou eventos sociais, o ser humano para frente a uma lista de conteúdo restrita em origem e novamente restrita em exibição. Isto porque já existe restrição no que cada um posta nestas redes sociais. Seja sincero, você não escolhe colocar na rede social os detalhes sórdidos da sua vida (exceto no caso das pessoas que utilizam o twitter com criptografia para indiretas…), e sim os melhores momentos, ou as notícias inusitadas/engraçadas. Ao acessar a timeline, você visualiza uma pequena fração deste conteúdo já restrito compartilhado por outros usuários, com base nos critérios místicos destas empresas. Critérios místicos cujo objetivo fim é
1) Manter você no timeline vortex indefinidamente (está de saída? Baixe nosso aplicativo e permaneça conectado aonde estiver!)
2) Fazer você clicar em links patrocinados
3) Comprar coisas
O processo deste timeline vortex resulta em pessoas que consideram a vida do próximo mais interessante do que é de fato, recebem passivamente notícias incompletas e não necessariamente verdadeiras nas quais baseiam suas opiniões (qual foi a última vez que você clicou na notícia para saber o conteúdo completo ao invés de ler somente o sempre-bombástico-título?) e, em última instância, procrastinam. As vezes em um movimento “consciente” (“vou só dar uma olhada nas novidades rapidinho, cinco minutinhos” e lá se vai duas horas da sua vida) ou em uma auto-enganação (“uso as redes sociais para me atualizar nas notícias, olha só, doença de chagas no feijão, todo mundo precisa saber disso!”). O resultado final?
Sombras. Sombras projetadas na parede da caverna, defendidas como verdades absolutas. Afinal, como definir quando estamos usando as redes sociais para um fim positivo, e quando estamos usando como uma “caverna”? Isso talvez seja uma pergunta mais difícil de resolver. No estudo levantado, é dito que um uso ativo, isto é, o de quem efetivamente cria e posta conteúdo na rede, não afeta negativamente o humor do usuário. Mas será tão simples quanto avaliar o humor do usuário das redes sociais?
Certamente é mais do que isso. O quão ativamente você busca informação? Você busca referências? Vai além do que lhe apresentam e falam? Clica nos hiperlinks do meu blog? Interage com seres humanos que saibam do assunto? Evita a procrastinação escancarada? Ou contenta-se em saber o que o Caue Moura divulga no giro de quinta, enquanto chama quem assiste novela de alienado?

Bem, neste último caso ao menos você sabe do bebê que morreu de overdose de cocaína. Talvez a caverna não seja um lugar tão ruim assim.


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Onishiroi Shonin

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